Menu

31 3833-5202 | 31 3333-5149

Funcionárias do setor, junto ao Professor Doutor Antônio José Barbosa e o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL) Florian Augusto Coutinho Madruga

 

A Escola do Legislativo foi criada na Câmara Municipal de São Gonçalo após a aprovação da resolução 307/2015.

O espaço,inaugurado no dia 12 de julho de 2018, é destinado à promoção de palestras, debates, cursos, entre outros com foco na formação política e fortalecimento da cidadania. Além disso, a escola do Legislativo é a responsável pelos projetos "Câmara Mirim" e Parlamento Jovem", que já são desenvolvidos no legislativo.. 

O objetivo do projeto é contribuir para fortalecer a cidadania, desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesse político-institucional, capacitar agentes políticos e servidores públicos entre outros.

Acesse aqui a Resolução.

 

Conheça um pouco sobre os projetos que serão coordenados pela Escola do Legislativo

 

Parlamento Jovem

Pelo quarto ano consecutivo a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo participa do Projeto Parlamento Jovem, que está em sua 15ª edição.

O projeto é desenvolvido e coordenado pela Assembleia Legislativa de Minas, através da Escola do Legislativo, e pela PUC Minas, por meio do Curso de Ciências Sociais.

O Parlamento Jovem tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela política além de estimular e desenvolver um senso crítico e de discussão acerca de temas importantes para a sociedade.

O projeto é voltado para os estudantes do Ensino Médio. Aqui em São Gonçalo, a escola participante é a Escola Desembargador Moreira dos Santos.

O município integra o Polo Metropolitano 2, formado também pelas cidades de João Monlevade, Itabira, Conceição do Mato Dentro, Catas Altas e Sabinópolis.

 

Câmara Mirim

O projeto Câmara Mirim está em sua segunda edição. Este ano mais de 500 estudantes estiveram envolvidos com o projeto votando e participando da escolha dos 9 vereadores mirins que irão representá-los em 2018.

O projeto tem por objetivo a formação política dos adolescentes despertando neles o interesse e a conscientização dos trabalhos em prol do bem comum. Os estudantes também tem a oportunidade de enriquecer a comunicação escrita e verbal. O Câmara Mirim também contribui para a fomentação de discussões politicas entre os jovens. Os vereadores mirins terão a oportunidade de, além de conhecer os trabalhos do legislativo, apresentar indicações e projetos para a melhoria da cidade. 

 

Vereadores Mirins 2018:

- Arlon Gabriel Duarte Batista – estudante do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo – CESGRA

- Bruce Rhyller Máx Teixeira - estudante da Escola Estadual Desembargador  Moreira dos Santos 

- Isabela Antonia da Silva - estudante do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo – CESGRA.

- Isadora Cristina Pereira Adriano - estudante do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo – CESGRA.

- Lara Cristina Santos - estudante do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo – CESGRA.

- Lucas José Rocha Pinto  – estudante da Escola Estadual Desembargador  Moreira dos Santos 

- Maria Cecilia dos Santos Nepomuceno - estudante do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo – CESGRA.

- Maria Eduarda Silva Dias - estudante do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo – CESGRA.

- Vitor Hugo dos Santos - estudante da Escola Estadual Desembargador  Moreira dos Santos 

 

Câmara nas Escolas

O Projeto Câmara nas Escolas foi implantado pelo legislativo são gonçalense com o intuito de levar aos estudantes informações sobre a Câmara Municipal além de despertar nos jovens o interesse pela política. O trabalho é realizado de forma dinâmica para atrair a atenção dos alunos. Um grupo de teatro realiza intervenções durante as explicações que são apresentadas através de slides.

Além de ouvir as explicações sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário e o funcionamento da Câmara Municipal, os alunos interagem e respondem às perguntas referentes ao assunto.

No final das apresentações, cada aluno recebe uma cartilha do cidadão com informações mais detalhadas sobre o legislativo.

Ao todo, mais de 2500 alunos do 3º ao 9º ano já participaram da primeira e segunda etapa do projeto, que percorreu as escolas do município.

 

RUA HENRIQUETA RUBIM, 280, BAIRRO NITERÓI
SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO | 31 - 3833 5202

FALE CONOSCO | WEBMAIL
© 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS